
As redes sociais começaram a invadir a cena midiática na década de 90,
como forma de redes que continham entretenimento e interação inicialmente
apenas entre pequenos grupos de amigos. Então,foi tomando maiores proporções e
virando vício , necessidade e uma espécie de moda espetacular. Essa "moda"
de especulação, que muitas vezes está acima da informação proporcionada por esses
meios, ganhou uma forte conotação de poder, afinal, ter vários "amigos"
em seu perfil, pode trazer popularidade ao ator principal, leia-se usuário.
Mas não significa que sua vida real, "vida de átomos" seja completamente
influenciada com essa relação de poder midiático .
Além da internet, outros meios, programas ou projetos instigam a execração da
individualidade humana na comunicação, através dos portais ou comunidades, ou até
mesmo através dos albuns virtuais (blogs, flogs). Assim sendo, ascende também um
número interessante de páginas que prometiam 'unir' as pessoas através da
rede (web), número esse que torna-se constantemente crescente. Resumindo a
história... Rede social é um espaço virtual utilizado para o relacionamento
interpessoal dos internautas que nele compartilham informações pessoais e
links interessantes em seus perfis. Grupos de pessoas se interligam direta ou
indiretamente por meio das afinidades de seus "personagens na rede".
Através de login, os sites permitem a interação de seus atores.A página tem um
sistema que reconhece quem tem acesso e quem não tem.Sendo assim, a interação só se
dá por permissão, assim funcionam com os Netlogs, Flogs,blogs, Orkut e ao Facebook,
por exemplo.
A cultura e a localização geográfica também influenciam no sucesso dos modismos
midiáticos. O orkut é ótimo para exemplificar a situação, afinal, é uma invenção que
não colou em centenas de países, obtendo certo sucesso apenas no Brasil, funcionando
como uma espécie de “vitrine pessoal”, que inclusive pode demostrar dados
"afidedignos" sobre cada indivíduo. Deixando então o propósito de comunidade
virtual um pouco de lado. Propósito este que conseguiu se estabelecer no
Facebook, rede criada à princípio com o mesmo objetivo do Orkut, mas
conseguiu conquistar o mundo com seus elementos mais incrementados, não
afirmando total satisfação e uso adequado para o objetivo destinado.
A interação desses usuários dá-se por meio de chats e compartilhamento de informações
e expressões de ideias, pois os mesmos podem deixar livre suas opiniões.
Pessoas se identificam com as ideias estabelecidas e começam a ter um relacionamento
virtual das mais variadas proporções, mesmo que nunca tenham se visto antes, unindo-
se com esses interesses em comum.
Cada usuário configura seu perfil da maneira que deseja, e isso
tem certo valor em sua vida pessoal, pois pode ser fundamental para uma
contratação, por exemplo. Mesmo que não signifique nenhuma espécie de
riqueza material, tendo como lucro apenas sua popularidade.
Foi realizada uma pesquisa com os acadêmicos do terceiro período do
curso de Comunicação social com habilitação em Relações Públicas realizada
com pessoas com faixas etárias acima de 15 anos, e concluiu-se que a maioria
dos entrevistados, possuem acesso à internet, e quase 100% dos mesmos são
usuários das Redes Sociais. Alguns por opção, outros pela imposição social.
Como geralmente é o caso das pessoas mais velhas.Concluiu-se também que mais de 50%
possuem mais de um perfil em redes, tendo como as mais lembradas e citadas, o
Facebook e o Orkut.
Essa mesma quantidade de entrevistados, afirmou que mudaria seu perfil
para ser contratado em alguma empresa. 60% levaria em consideração o
perfil de um candidato para contratá-lo e 48% teve ou consideram ter algum
relacionamento afetivo a partir de uma rede social.
Em 2010, foi feita uma pesquisa na qual constatou-se que 86% dos
brasileiros possuem internet. Um número consideravelmente alto para um país
de terceiro mundo. O que torna bastante visível que os acesso às redes vem
crescendo e se tornando cada vez mais forte com esse aumento no número de
usuários.
-Priscila Ogg
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