Secretaria da Educação divulga os seis finalistas estaduais do Programa Parlamento Jovem PDF Imprimir E-mail
Por Suely de Aguiar
Qui, 08 de Outubro de 2009 14:37
A Diretoria de Assistência ao Estudante da Secretaria de Estado da Educação confirma nesta quinta-feira a relação dos seis estudantes selecionados na fase estadual do Programa "Parlamento Jovem". Foram escolhidos os Projetos de Lei dos jovens Chirlei Dalla Brida, de Nova Trento; Aglaé Isadora Tumelero, de Quilombo; Jaciane Laurindo, de Timbó; Caroline Danielle de Souza da Conceição Reis, de Penha; Ricardo Sonntag, de Timbó; e Priscila Cristina Ogg, de Balneário Camboriú.
Os trabalhos foram enviados ao Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed) e, posteriormente, à Câmara de Deputados. Lá uma comissão, formada por profissionais da área legislativa, escolherá os dois projetos dos estudantes que representarão Santa Catarina na quinta sessão do Parlamento Jovem, em Brasília, que ocorrerá de 9 a 13 de novembro de 2009. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 30 de outubro.
Uma iniciativa da Câmara de Deputados, em parceria com o Consed e Secretarias Estaduais de Educação, o Parlamento Jovem tem como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino médio, que tenham entre 16 e 22 anos. "Este programa visa propiciar aos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio a vivência a cerca da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania", destaca a diretora de Assistência ao Estudante da Secretaria, Rogéria Diegoli.
O Programa propicia aos alunos a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados. Também tem como finalidade difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a representação política, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara.
Os jovens deputados são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um Projeto de Lei. Os projetos foram apresentados nas escolas, abordando temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O foco desta edição é "O Desenvolvimento Sustentável".
Alunos Finalistas de Santa Catarina no Parlamento Jovem
Chirlei Dalla Brida
Altera o Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal e Art. 403 da Lei nº 452/43.
EEB Francisco Mazola
Nova Trento/SC
Aglaé Isadora Tumelero
Cria o Programa de Captação Alternativa da Água da Chuva
EEB Jurema Savi Milanez
Quilombo/SC
Jaciane Laurindo
Estabelece Renda extra aos agricultores atingidos pelas chuvas
EEB Júlio Scheidmartel
Timbó/SC
Caroline Danielle de Souza da Conceição Reis
Acrescenta parágrafos ao Art. 2º da Lei nº 6.938/1981.
Colégio Manoel Henrique de Assis
Penha/SC
Ricardo Sonntag
Altera e inclui inciso ao Art. 6º da Lei Federal 7.713/1988
EEB Ruy Barbosa
Timbó/SC
Priscila Cristina Ogg
Dispõe sobre a responsabilidade das Industrias em relação aos danos ambientais causados pelas embalagens de seus produtos finais.
EEB professora Maria Tereza Garcia
Camboriu/SC
Torcendo por vc....
ResponderExcluirSaudades!!!!
Obrigadaa!!!!!
ResponderExcluir